sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Exploradores

Definitivamente essa é a melhor parte do trecho.

Quando a gente chega numa cidade sempre quer ver tudo, conhecer cada cantinho, toda a cultura local e os hábitos da região. Só que isso é muito rápido e em poucos meses já deu para ver de tudo e ai começa a exploração da região. Depois de se acostumar com a cidade dá aquela vontade de ver o que tem a nossa volta e expandir os conhecimentos sobre o local.

No Mato Grosso do Sul fomos até o Pantanal para viver um dia de fazendeiro com cavalos, bois e jacarés, aprender sobre os índios e entender o cotidiano e a culinária do interior do Brasil. Por lá o que não é pasto com boi é plantação de soja, são quilômetros de campos vazios de gente e estradas vazias de carro. A cidade de Bonito com sua ecologia que funciona é uma das regiões mais bonitas do mundo! Por lá a preservação é tão forte que os lobos passam ao lado dos carros, os peixes nadam ao lado das pessoas e as aves não se assustam com a nossa presença. Tudo é muito organizado e lindo, lindo, lindo! O nome não poderia ser mais apropriado.

No  Rio Grande do Sul fomos ver a pesca de camarão na Lagoa dos Patos - que é a maior do Brasil em extensão, a água gelada na maior praia do mundo - Praia do Cassino no Rio Grande, ver os vinhedos das maiores vinícolas do Brasil, comer a carne mais macia do mundo (sem exagero) no Uruguai - com suas cidadezinhas que parecem a Europa. Aprendemos muito sobre as histórias e guerras locais e as tradições dos pampas - seu modo de falar, o hábito do mate, as roupas necessárias para sobreviver ao frio da campanha. Ah, e comprar no Free Shop, porque ninguém é de ferro! Além de economizar dinheiro ainda era uma diversão.

Aqui na Bahia já fomos até Cumuruxatiba, nas terras do descobrimento para avistar o tal do Monte Pascal, tentamos ver as baleias - mas ainda não era época delas, vimos o mar que se estende por mais de duzentos metros com apenas uma lâmina d´água e também os índios - que não são tão diferentes daqueles do MS. Como estamos na fronteira, descemos até o Espírito Santo, vimos as dunas de Itaunas e sua cidadezinha hospitaleira, chegamos na Ilha de Guriri, para comer caranguejo, ver as tartarugas do Projeto Tamar e passamos em Linhares, na Lagoa Juparanã - que é a maior do Brasil em volume de água - com parada no quiosque Minotauro e sua vista exuberante da lagoa.

Fora todas as estradas rodas e paradas rápidas em Campo Grande/MS, Olímpia/SP, Osório/RS, Porto Alegre/S, Caxias do Sul/RS, Santa Tereza/ES, Vitória/ES, São Mateus/ES e uma infinidade de cidades que nem dá pra contar... Sou abençoada! Nunca pensei conhecer lugares tão lindos em cidades até então desconhecidas. Sem planejar conheci alguns dos pontos turísticos mais importantes do Brasil, sendo assim o que me resta é aproveitar o momento e absorver cada imagem, cada gosto e ter memória o suficiente para conseguir lembrar de tanta coisa.

E dá pra reclamar dessa vida de trecho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário