quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Férias

Sim, sumi. Tirei férias.

Bem, se a pergunta surgir: como ela tira férias se não trabalha? Digo que "férias" é um período de descanso periódico de uma atividade constante, independente da atividade. Eu tirei férias do trecho!

Tirei férias da minha casa, do meu marido, dos amigos, da cachorra, do sol, do jardim, da internet e de tudo mais que me acompanha diariamente. Até da TV. Fui andar por caminhos diferentes, conhecer outras chuvas, outros cheiros e gostos. Reencontrei alguns prazeres, como o de se perder, o de ficar sozinha num lugar estranho e o de descobrir novos cenários. Reencontrei - depois de dez anos - uma querida amiga, que continua querida e amiga.

Os azuis.
Rodei por cidades enormes, grandes, médias, pequenas e minúsculas. Matei a saudade do metrô, do bonde, do ônibus, do trem, do barco, do avião. Matei a saudade da minha mãe. Identifiquei a grande quantidade de tonalidades da cor verde de outras florestas, os tons de azul - que não existem por aqui - do rio, do mar e do céu. Corri entre o trânsito dos carros e das motocas, fui revistada como se fosse uma criminosa, fiquei numa fila por mais de uma hora para entrar num elevador e caminhei por mais de uma hora sem encontrar ninguém.

Tomei chuva, passei frio, dei risada, fiquei com medo, perdi a paciência. E passei calor também! Cometi muitos pecados e pedi perdão por todos eles em todas as igrejas que entrei (acho que foram umas 40 igrejas e nem deu tudo isso de pecado!). Tomei vinho até cair, comi até cair, andei até cair, ri até cair. Caí da cama. Caí na besteira de acreditar que tudo podia ser perfeito. Nunca é, mas pode beirar a perfeição!
Os verdes.

Quem disse pra gente que férias é para descansar? Não. Férias é para tudo isso, porque para descansar eu fico em casa, onde a cama é a minha, o chuveiro é o meu, a comida é a minha. Nas férias nada disso descansa. A comida é uma bagunça, os quartos são estranhos e os banheiros, bem, acho melhor não comentar. Só tenho certeza de uma coisa: depois das férias tudo muda. A gente volta com saudade de tudo e de todos. E tudo aquilo que foi vivido nas férias será guardado, recordado e comentado até o fim de nossa vida, porque a experiência das férias ninguém pode arrancar da gente.

E já começo a planejar as férias do ano que vem, até porque férias a gente merece uma vez por ano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário