quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Partidas

Já começou: a temporada das partidas está aberta! Ainda tenho esperanças de que vou me acostumar com isso, mas cada vez que acontece, alguma coisa muda em mim.

Tem sempre uns três ou quatro casais que são mais próximos, mais receptivos, mais divertidos e mais companheiros, e ai, de um dia para o outro eles começam a se espalhar. Quando a gente começa ter intimidade, confiança e tranquilidade, quando a gente começa a entrar "nos eixos" é o momento de se despedir. Sei que não é para sempre, pois tenho fé que ainda vou reencontrar a maioria deles, mas a sensação de perda é inevitável. Sei também que cada buraco que se abre é uma oportunidade para novos caminhos - neste caso, para novas pessoas, mas também é como começar de novo. E todo começo é conturbado. A gente divide a casa, a comida, a risada, os problemas, as confusões e até alguns segredos mais obscuros. E de repente tudo muda! A flexibilidade para as mudanças depende de como encaramos o fato, mas no fundo sempre dói. Mexe com a nossa vidinha confortável.

No próximo mês já é a vez da primeira partida e até o inicio do ano mais outras duas devem acontecer e assim cada um vai tomando o seu rumo e reconstruindo sua vida. Uns voltam para a cidade natal outros partem para uma nova aventura. Não interessa, toda partida é uma quebra e que nos coloca em xeque-mate com nós mesmos. Os medos reaparecem, as inseguranças surgem. Mudar nunca é fácil, mesmo para quem está acostumado - e para quem gosta.

Hoje perguntei para a esposa do casal que está de mudança: e ai, preparada? E a resposta é sempre a mesma: Sim. Acreditar na mudança é o primeiro passo, o segundo é assumir para si mesmo e terceiro é contar pra todo mundo. Encarar tudo isso faz parte do processo e ter coragem para as novas descobertas é sinal de amadurecimento. A gente nunca sabe o que vai acontecer, mas sempre temos a certeza de que vai ser o melhor.

Eu sempre brinco com minha mãe: não reze para eu voltar, reze para que eu seja feliz! E é isso que eu repito para todo mundo, se está indo embora reze para ser feliz, afinal com o resto a gente se acostuma.

Ainda não é a minha vez, mas já começo a pensar que está próximo e que cada trecho tem data para começar e para terminar. E com a temporada de partidas começa também a temporada de despedidas e de muitas festas para comemorar, porque uma partida não pode ser completa se não tiver uma boa despedida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário