quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal


Festa de família. Mesa farta. Muito barulho. Dormir tarde. Árvore enfeitada. Muitos presentes. Lembranças de Natal.

Meu primeiro Natal fora de casa foi em Três Lagoas. Depois de mais de 30 anos seguindo a mesma tradição, pensar num Natal longe da minha família era de partir o coração. Mas a gente aprende que os amigos que fazemos durante a vida são tão amados quanto a própria família. E que uma festa de Natal pode ser completa se for rodeada de companheirismo, felicidade e coração aberto.

Acho até que o Natal fora de casa foi mais divertido. Pelo menos durou mais tempo - começou no dia 23 e acabou no dia 26. E a agenda foi apertada. Primeiro juntamos uns casais perdidos e depois pensamos na comida e dividimos os afazeres. E ai inventaram de assar um leitão... Como morávamos num local de muita criação foi fácil achar o bichinho do tamanho necessário. E ai começou o Natal.

No dia 23 foi todo mundo lá pra casa com o motivo de temperar o porco. Eu nem cheguei perto dele, pois tenho pena - até dói só de ver. E para acompanhar já rolou uma cerveja e uns petiscos e foi dada a largada para o Natal. O povo saiu de casa já era madrugada do dia 24. Bem, como nossa casa tinha churrasqueira ficamos encarregados de assar o porco. E passamos o dia 24 por conta disso. E de vez em quando aparecia alguém lá em casa para "dar uma olhada" e acompanhar o processo, quase emendou com a festa oficial. E cada um que chega já vai tomando uma cerveja. O calor em Três Lagoas era de matar, na cara da churrasqueira então... aff! E fui fazer o resto das compras e encontrei a mulherada da festa na rua, mas tinha que correr porque ainda precisava fazer uma sobremesa e lavar as frutas.

E assim a noite do dia 24 chegou rápido. E nos encontramos na casa de outro casal, que tinha um quintal maravilhoso, fresco e espaçoso. Fizemos a nossa oração e a nossa festa! Depois de muitas horas nem preciso falar que sobrou um monte de comidas e no dia 25 o café da manhã já foi de festa. E o almoço virou café da tarde e a festa do dia 25 só acabou quando acabou a comida. E ai veio o dia 26, como era final de semana voltou todo mundo pro mesmo lugar e o resto do resto da festa foi complementado com um belo churrasco.

E assim foi. Deu até pra esquecer a tristeza de estar longe da família. A festa da casa da minha avó ficou o tempo todo no meu coração. Entre os cheiros, os sabores e as sensações. Porque Natal é assim: comida, bebida, orações, presentes, risadas, música. E entendi que uma festa de Natal está dentro da gente e que cada um faz a sua, não importa o lugar nem as pessoas.

Este ano será o segundo Natal fora de casa. Espero poder por em prática o aprendizado passado e que Deus nos abençoe em mais um ano. Que venha a festa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário