quinta-feira, 28 de abril de 2011

Remorso


Luis Fernando Veríssimo escreveu um conto com este mesmo nome e explica em poucas palavras logo no primeiro parágrafo: "Deus criou o mundo em seis dias, descansou no domingo e na segunda se arrependeu. Desde então a segunda-feira ficou consagrada como o dia internacional do remorso. Dia da ardência no esôfago e segundos pensamentos. De telefonar para os amigos e avisar que não nos responsabilizamos por nada dito, feito ou sugerido das seis horas da sexta-feira à meia-noite de domingo. Nem pelas ofensas nem pelos elogios."

Quando o fim de semana se estende num feriado a gente eleva isso ao quadrado. Enfim, um feriado como este último - que deveria ser de jejum e abstinência, conforme as leis deste mesmo feriado - acaba se transformando numa ORGIA (nome do livro do Veríssimo que tem o conto citado acima).

A gente começa despretensiosamente com um almoço leve na quinta-feira, mas já brinda o início dos trabalhos com uma cervejinha. E descansa o resto do dia porque sabe que o feriado promete. Comida japonesa a noite para poder dormir tranquila. Rodízio, claro! Sexta-feira é dia santo e tem aquela regra de não comer carne. Tá bem, então vamos juntar uma porção de pessoas e vamos comer risoto de camarão. Uma montanha de risoto! O almoço emenda com a tarde e quando vejo já estamos pedindo a pizza do jantar. Ah, mais o vinho, a caipirinha e a cerveja. Teve até que sair pra comprar mais cerveja porque acabou no meio da tarde.

E ai eu pergunto: adianta alguma coisa não comer a carne e cometer quase todos os pecados?

Comemos demais, bebemos demais, falamos demais, rimos demais e tudo demais! E quando você acha que acabou por ai ainda tem o sábado e o domingo para encarar. Como se fosse fácil ignorar o resto do feriado... É um que liga daqui e outro que combina dali. A feijoada do sábado e mais pizza. E já é domingo. Domingo é dia de missa para agradecer pela bagunça e pedir perdão pelos excessos. E também é dia de almoço com a família. E Páscoa. E mais um almoço de festa. E chocolate. Muito chocolate.

E que atire a primeira pedra quem nunca passou dos limites. Bebeu mais que devia. Comeu mais que podia. Prazeres da vida. E o remorso na segunda-feira.

2 comentários:

  1. Espera a gente chegar por aí pra vc ver o que é beber, comadre! Tire uns dias pra preparar mente e fígado. Vamos ver um final pra invadir vosso sossego. Aí vc verá o que é REMORSO! hahahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  2. te esperooooo!! vamos bebemorar a visita, bjocas nos 2

    ResponderExcluir