quinta-feira, 6 de outubro de 2011

São Francisco


Acredito que todos tem uma razão para existir. Alguns cumprem esta missão com afinco, outras simplesmente passeiam pela vida, como se nada fosse de responsabilidade delas.

Francisco de Assis foi um cara desses que resolve dizer a que veio. E sem planejamento ou propaganda. Ele resolveu deixar a família, o dinheiro do pai comerciante, o estudo e tudo mais. E viver.

Viver de amor. E mais nada.

Pode ser uma besteira o que vou dizer, mas ele foi um dos primeiros grandes ativistas pró-natureza da Terra. Ele amou e protegeu tudo que tem vida: a grama, os pássaros, etc. E aquilo que a natureza nos oferece para cultivar a vida: a chuva, o sol, etc.

Ele transpirava amor. Amor sem fronteiras, sem razão, sem interesse. Amor por excelência e por opção. Busco todos os dias ter um pouco só do seu amor. Só um pouquinho para que me faça mais paciente, mais flexível. Que destrua os meus medos e receios.

Ele foi um ser iluminado. E que iluminou muita gente desde que resolveu seguir seu caminho. E como todo caminho ele encontrou pedra, buraco, montanha. E também muitos gramados verdes e cheios de flores, terra macia e água fresca. Com os pés descalços sentiu cada um destes caminhos. E seguiu em frente. 

Além de tudo, era o cara mais bem humorado do mundo, ele acordava dizendo: Bom dia Sol! Bom dia irmão! Queria eu poder ter também só um pouco desta gratidão matinal... E meu mau humor pela manhã seria esquecido.

Pra mim, ele é “O cara”. Alguém que me dá coragem, esperança e razão. Eu gostaria de viver mais como ele viveu, mas ainda não evolui tanto assim. Experimento algumas coisas. Tento me doar aos outros. Tento ser atenta ao mundo. Tento ter amor por tudo e por todos. Nem sempre dá certo... 

Recorro a ele todos os dias. E cada dia aprendendo um pouco mais.

Não vim aqui para falar de religião, apenas de um homem. Ser humano como eu e você. Que viveu de amor. Dando e recendo. Só amor. E com isso conquistou o mundo.

Terça-feira desta semana foi seu dia. Oportunidade para lembra-lo, para conhecê-lo. E para nos lembrar de que tudo é possível. E que é possível, principalmente, viver melhor. 

Com amor. Só amor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário